DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA SEU CÃO

Que tipo de comida?



Se você puder escolher entre comida caseira ou ração, logicamente o melhor alimento é a RAÇÃO porque é um alimento cientificamente desenvolvido e calculado com base nas necessidades nutricionais e alimentares dos cães. A comida feita em casa não tem grande parte dos nutrientes necessários para manter o cão em boas condições de saúde, sendo que se utilizada será necessário dar ao cão também diversos suplementos para suprir as deficiências, o que acaba por ser caro, dar mais trabalho e não garantir uma dosagem correta.


 Também os condimentos usados na nossa alimentação são muitas vezes prejudiciais à saúde do cão. A ração pode e deve ser utilizada como a única fonte de alimentação do cão, pois têm todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, além de componentes específicos para manter sua boa aparência.


Mas como escolher uma ração de boa qualidade?


           Bom! Se você desse a uma criança a oportunidade de escolher sua dieta esta com certeza se consistiria basicamente de chocolate e frituras. Do mesmo modo se você der ao animal a chance de escolher a dieta, logicamente a escolha não seria das melhores, pois assim como os humanos a comida de que os cães mais gostam não é, necessariamente, a mais saudável. Uma ração não é boa só porque o cão a devora vorazmente, isso também pode acontecer caso ele precise de mais nutrientes do que tem sido fornecido, o cão pode estar de barriga cheia, mas não alimentado. De fato um animal consumindo uma ração altamente digestível vai precisar de menos quantidade de ração do que um consumindo uma ração pouco digestível, assim para manter um certo nível de saúde, um animal necessita comer mais gramas por dia de ração barata do que de ração cara. Em outras palavras se você der mais quantidade de ração barata você vai precisar comprar mais quantidade de ração, logo não estará economizando.



Uma dieta pode estar alta em calorias e deficiente em aminoácidos (proteínas), ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais.
O termo "alto nível de proteína" também pouco significa, visto que de nada adiantaria fornecer a seu cão uma ração com alto teor de proteína, mas sem valor nutritivo algum. Olhe os ingredientes. A verdade é que uma ração de boa qualidade não é barata, exatamente porque os ingredientes desta ração tem alto custo. Por exemplo: clara de ovo é altamente digestível e tem excelente valor nutritivo, mas é cara, então a maior parte das rações não tem clara de ovo. Milho e soja, por outro lado, fornecem nutrientes de reserva para cães e são relativamente baratos, assim são ingredientes básicos da maioria das rações.
E será que não seria igualmente eficiente uma ração com base em vegetais? Não! Pense no seguinte: Se o seu cão estivesse perdido e sozinho procurando por comida, você o encontraria num campo de milho ou soja procurando comida? Claro que não. Um cão morreria de fome numa plantação de milho.


RAÇÃO DE MÉDIA QUALIDADE
1 - Ingrediente principal: milho, trigo, arroz ou soja
2 - Baixo custo
3 - Digestibilidade ineficiente
4 - Alta produção de fezes 
5 – Fezes com forte cheiro
6 - Maior quantidade necessária para satisfazer o animal.
7 - Geralmente é promovida como "parece com carne de verdade", contém corantes com cores interessantes para atrair a atenção do dono, já que os cães não enxergam em cores.


RAÇÃO DE BOA QUALIDADE
1 - Ingrediente principal: carne, ovelha, peixe, galinha.
2 - Alto custo.
3 - Alta digestibilidade.
4 - Baixa produção de fezes.
5 – Fezes com pouco odor
6 - Menor quantidade para satisfazer o animal.
7 - Geralmente não tem corante para melhorar a aparência e não é promovida por anúncios duvidosos.


Não podemos modificar as necessidades nutricionais de criaturas cuja fisiologia e anatomia se desenvolveram por milhares de anos baseada em predação - cães são carnívoros. Seria mais conveniente e mais barato para nós se fossem herbívoros, mas não são. Seu cão vai se beneficiar mais por quilo de ração a base de carne do que a base de vegetais.Portanto para escolher uma ração adequada a seu cão em primeiro lugar se deve analisar a embalagem e o comportamento do cão após o consumo.Os sinais mais evidentes de uma nutrição pobre são pele seca e flácida, pelagem falhada e áspera, queda constante de pêlos, abundância de fezes e/ou com consistência mole, além de forte mau cheiro.


"Lembre-se de que ao prover uma boa alimentação a seu cão estará não só dando-lhe uma boa qualidade de vida, mas também cuidando de sua aparência, economizando preventivamente em cuidados com sua saúde e demonstrando amor."

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

8 comentários:

Unknown disse...

me ajudou mt . Obrigada :D

Anônimo disse...

Um cachorro médio qual a quantidade de alimento consome?
Levedura de cerveja, qual a quantidade devo dar se for comprimidos, e se for em pó (colher de chá, café ou sobremesa)?
Qual a quantidade de carne come um cachorro médio?

Unknown disse...

Otimo!!

ana cristina disse...

Obrigada

ana cristina disse...

Obrigada

Professora Fabiana - atividades de língua portuguesa disse...

Muito bom

Unknown disse...

Muito bom ,meu cachorro adora arroz, peixe,e cuscuz.
Mas eu dou ração para equilibrar alimentação, gostei dessa informação.
Obrigada.

Unknown disse...

Bem eu tenho um cachorrinho vira lata de ele está agora com 3 quase 4 semanas de vida, e eu ainda não sei como começar a alimenta-lo, direito, será que posso alimenta-lo a base de comida caseira variando também por ração?

Postar um comentário