CURIOSIDADES: OS ANIMAIS TERAPEUTAS


"Os animais ajudam a curar doenças"



Faz tempo que um animal de estimação não é apenas um simples companheiro para o dono.Ele tem mil e uma funções, sendo muitas delas benéficas para o homem. E como são. Alguns animais vêm sendo utilizados no tratamento de pessoas hospitalizadas, com problemas cardíacos, em asilos e até em presídios. 

E o resultado não poderia ser melhor. De fato, passarinhos, cachorros, peixes e cavalos fazem parte de um time de animais que ajuda no tratamento daqueles que apresentam algum tipo de patologia.

Ou, no mínimo, eles melhoram a qualidade de vida de pessoas saudáveis. Estudos e pesquisas comprovam a importância dessa relação na recuperação de doentes. "As entidades que utilizam o s animais em tratamento já constataram que esses contatos podem ter resultados muito positivos. Os animais são interparticipantes e estabelecem padrões de relacionamento com o homem", afirma Elizabeth Mac Gregor, representante, no Brasil, da WSPA Sociedade Mundial de Proteção dos Animais.



Estímulo 
Os animais funcionam também como um estímulo à atividade física regular, recomendada a quem procura uma vida saudável. De alguma forma, eles obrigam os donos a fazer exercícios diariamente e isso reduz o estresse, além de favorecer o convívio social.


Se nos Estados Unidos os animais já são usados frequentemente como apoio em tratamentos médicos - fazendo até vistas a hospitais - no Brasil essas terapias ainda estão restritas a algumas fundações e escolas. E só agora começam a ser feitas as primeiras experiências nesse sentido. Os bichos que participam das terapias, porém, passam por uma triagem: "ë feita uma bateria de exames, rigorosos, para garantir que o estado de saúde do animal está 100%. Além disso, avalia-se o temperamento de cada um", explica a veterinária Cláudia Dantas.


Crianças e Idosos
A experiência já está sendo feita em instituições como a Fundação Municipal Lar Escola Francisco de Paula, em Vila Izabel, onde é desenvolvido um trabalho voluntário. Lá, crianças com diferentes deficiências participam de terapias assistidas por animais. "A presença do animal traz uma sensação muito boa para as pessoas. Apenas o contato da criança, ao fazer um carinho em um bicho, já diminue o nível de estresse delas", diz Cláudia Dantas.


Os animais já são muito utilizados em asilos como companhias para os 
internos."Os bichos dão um brilho especial à vida dos idosos", afirma o prof. João Telhado. Nesse caso, os mais indicados são os pássaros:"Cuidar dos passarinhos ajuda a passar o tempo e aumenta a auto-estima" diz Cláudia Dantas.
Mesmo recomendadas por especialistas, as terapias com a participação de animais ainda não chegaram aos hospitais brasileiros, que encaram tais procedimentos com cautela. "Não permitem a entrada de animais em hospitais no Brasil,porque ainda se acredita que eles oferecem maiores riscos de infecções do que as pessoas que visitam os doentes".



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário