OS BÚFALOS


Os búfalos são animais domésticos da família dos bovídeos, de origem asiática, utilizados para produzir carne e leite para consumo humano.
São classificados na sub-família Bovinae, gênero Bubalus, sendo divididos em dois grupos principais: o Bubalus bubalis com 2n=50 cromossomos, também conhecidos como "River Buffalo" búfalo-do-rio, e o Bubalus bubalis var. kerebau ou Carabao com 2n=48 cromossomos, composto por apenas uma raça, conhecida como "Swamp Buffalo" búfalo-do-pântano.

O búfalo doméstico nada tem a ver com as espécies selvagens e agressivas do Bisão ou Búfalo Americano, Bos bison bison com 2n=60 cromossomos, nem com o Búfalo Africano, Syncerus caffer caffer, com 2n=52 cromossomos e pertence ao grupo dos big five). O período de gestação dos bubalinos pode variar de 278 a 311 dias, mais ou menos 9 a 10 meses, dependentes da região e da raça considerada.
 
No Brasil, são reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos quatro raças: Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi (búfalo-do-rio) e Carabao (búfalo-do-pântano).[3] Os animais da raça Mediterrâneo têm origem italiana, possuem aptidão tanto para produção de carne quanto de leite, têm porte médio e são medianamente compactos. A raça Murrah, de origem indiana, apresenta animais com conformação média e compacta, cabeças leves e chifres curtos, espiralados enrodilhando-se em anéis na altura do crânio. Jafarabadi, também indiana, é a raça menos compacta e de maior porte, apresenta chifres longos e de espessura fina, com uma curvatura longa e harmônica. A raça Carabao é a única adaptada às regiões pantanosas, e está concentrada na ilha de Marajó, no Pará; teve sua origem no norte das Filipinas, apresenta pelagem mais clara, cabeça triangular, chifres grandes e pontiagudos, voltados para cima, porte médio e capacidade para produção de carne e leite, além de serem bastante utilizados como força motriz.

Os Bubalinos têm temperamento dócil, o que facilita sua criação e manejo e se adaptam bem às condições ambientais úmidas. Como sua pele é preta com poucos pêlos também pretos, sofrem muito quando estão sob a luz do sol e, o que agrava ainda mais é a dificuldade que os bubalinos têm de dissipar o calor extracorpóreo, em função do reduzido número de glândulas sudoríparas. Por esse motivo, em seu ambiente criatório, ele necessita de açude ou lago para ficar mergulhado nas horas mais quentes do dia, tendo ainda como coadjuvante para a sua perfeita regulação térmica corpórea, áreas de sombra.



Mais informações em :  http://www.bufalo.com.br/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

AS VAQUINHAS RECORDISTAS

A MENOR VACA DO MUNDO ENTRA PARA O LIVRO DOS RECORDES MEDINDO APENAS 84 cm.

Uma vaca da região de West Yorkshire, no norte da Inglaterra, foi classificada como a menor do mundo pelo livro Guinness World Records. Chamada de Swallow ("Andorinha"), a vaca tem 11 anos de idade e cerca de 84 cm de altura (das patas traseiras até a parte posterior). As informações são da agência AP.

A raça de Swallow, Dexter, é conhecida por sua baixa estatura, mas a vaca reconhecida pelo livro dos recordes é pequena até entre outros animais como ela. Segundo a proprietária, Caroline Ryder, Swallow já teve nove bezerros e está esperando seu 10º filhote. Segundo o Guiness, seu bezerro mais novo já é maior do que ela.A edição de 2011 do Guinness World Records foi publicada nesta quinta-feira no Reino Unido.


UMA DAS  VACAS MAIS PESADAS DO MUNDO É BRASILEIRA
Nelore Hetty apresenta uma das vacas mais pesadas do mundo

 
 A Agropecuária Nelore Hetty, de São Jorge D’Oeste, apresentou sexta-feira (12) a vaca JVR 44, que é considerada no momento a mais pesada do mundo com 1.148 quilos. Segundo o proprietário da Nelore Hetty, Jan Wolff, a JVR 44 tem seis anos de idade e já está em estágio de doadora. “É uma vaca excepcional que merece ser vista e reconhecida. Seguramente é um dos animais mais pesados, com uma genética fenomenal”, ressalta Jan.
Na sua avaliação, a JVR 44 não é uma aberração da natureza, mas pura genética e biotecnologia. “Não existe como produzir gado de qualidade sem a genética. A produção de gado Nelore ainda é baixa, comparando a quantidade de vacas que existe no mercado”, explica ele.
 
A JVR 44 será apresentada na Expobel de Francisco Beltrão e após isso será recolhida para um período de emagrecimento. “Para chegar a este gado que está aqui foi preciso muita genética, pesquisa e aplicação de técnicas pelos profissionais”, frisou Jan.
A Agropecuária Nelore Hetty que trabalha com gado nelore, na venda de bezerros e doadoras  para todo país conta com plantel atualmente de dois mil animais. A empresa comercializa reprodutores PO, aclimatizados com a topografia predominantemente acidentada da nossa região, rústicos, criados totalmente a campo, podendo adaptar-se com facilidade a qualquer tipo de relevo. Todos os animais reprodutores PO estão prontos para trabalhar.


VACA CUBANA PRODUZ MAIS DE 100 LITROS DE LEITE EM UM DIA

                                                             Imagem ilustrativa
 Cientistas cubanos estão tentando clonar uma vaca que quebrou recordes de produção de leite e se tornou praticamente uma heroína nacional. Os pesquisadores estão tentando criar um clone a partir de amostras de tecido retiradas da famosa Ubre Blanca (em espanhol, "Úbere Branco"), que entrou para o Guinness ao produzir mais de 100 litros de leite num único dia, em 1982.

O corpo do animal foi preservado e hoje, devido à grande falta de leite no país, criar uma raça de supervacas se tornou uma prioridade. O ex-presidente americano Jimmy Carter, que visitou Cuba há poucos dias, assistiu a uma apresentação sobre o projeto de clonagem. "Este projeto é muito importante para o comandante (Fidel Castro)". 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS